PAGAMENTO MÓVEL - ESTACIONAMENTO  

O que é?
É um serviço que permite o pagamento do estacionamento na via pública através do telemóvel, tendo sido especificamente desenhado para responder às necessidades como pagamento de estacionamentos sem hora de fim definida, pagamento por valor, por tempo, por hora de fim e em diferentes zonas, entre outras especificidades.

Proporciona-lhe uma forma de pagamento dos estacionamentos simples e alternativa, com autonomia e comodidade acrescidas, ao permitir o pagamento em qualquer local e a qualquer hora. É independente do nível de sofisticação tecnológica do seu telemóvel, já que este serviço foi pensado para ser utilizado por todos nós. Apenas tem de escolher a forma mais conveniente para si: SMS, Site Móvel ou aplicação nativa móvel para iOS e Android.
Não necessita de moedas, nem de prever o tempo que vai demorar, sendo possível pagar e/ou prolongar o seu estacionamento remotamente. É ainda disponibilizado o serviço de alerta SMS que lhe permite receber no seu dispositivo móvel uma mensagem de aviso de alerta de fim do estacionamento.


Como utilizar?
Pagamento do estacionamento: O serviço disponibiliza duas formas distintas de proceder ao pagamento do estacionamento, via débito na sua conta bancária (modelo transaccional) ou através de um pré-carregamento de uma carteira virtual exclusiva para pagamento dos seus estacionamentos.

1. Débito em conta: Esta modalidade de pagamento tem por base o serviço MB Phone que permite o pagamento de serviços de baixo valor através da associação da sua conta bancária ao seu número de telemóvel.

Quando efectua o registo no serviço MB Phone, recebe um telecódigo único e pessoal que servirá de autenticação para o pedido de estacionamento e respectivo pagamento em tempo real. O estacionamento encontra-se válido quando receber uma mensagem de confirmação.

Esta modalidade de pagamento pode ser utilizada sem que esteja registado no Portal do Cliente.

2. Carteira Virtual: A carteira virtual é uma modalidade de pagamento que lhe permite carregar uma conta através de cartão de crédito e utilizar o seu saldo para efectuar os seus pagamentos de estacionamento. Sempre que proceder ao pagamento de um estacionamento será verificada a existência de saldo e actualizado o mesmo no final do estacionamento.

Esta forma de pagamento requer que se registe no Portal do Cliente disponível em estacionamento.pagamentomovel.pt/sintra


Para efectuar o pagamento, independentemente da modalidade, deverá inserir os seus dados como matrícula, zona e subzona (quando aplicável), optar pela forma de proceder ao pagamento e indicar se pretende pagar por valor, por tempo, pela hora de fim ou sem tempo definido.

Canais de Acesso: Existem três canais de acesso para efectuar o seu pagamento, SMS, Web Móvel e Aplicações Móveis (disponíveis para IOS e Android).

1. SMS: Envie um simples SMS e pague o seu estacionamento de forma simples e rápida.
Para mais informações sobre o formato das sms clique  aqui 

2. Web Móvel: Se não possui um dispositivo Android ou iOS, aceda ao site móvel e pague o seu estacionamento no browser do telemóvel.

3. Aplicações Móveis:
Aplicação Android
Aplicação iOS.


Perguntas Frequentes:

1. Não possuo internet no telemóvel. Posso utilizar o serviço?
Sim. Caso não tenha acesso a rede de dados, poderá utilizar o canal de acesso SMS para efectuar o pagamento do seu estacionamento.


2. Se pretender fazer o pagamento por SMS, o mesmo é cobrado?
Sim, é cobrado de acordo com o seu tarifário.


3. Como posso accionar o serviço de alertas de proximidade de fim de estacionamento?
Para accionar o serviço de alertas deverá autenticar-se no site do serviço e subscrever os mesmos na Área de Cliente designada "Os meus alertas". Pode subscrever um alerta por SMS de proximidade de fim de estacionamento (10 minutos antes) e/ou alerta por SMS de fim de período de estacionamento.


4. Posso prolongar um estacionamento?
Sim. Sempre que verifique que o seu estacionamento vai expirar antes de ter oportunidade de retirar o veículo, poderá pedir um prolongamento do mesmo.


5. Posso ter mais do que um estacionamento activo?
Não existe limitação no número de estacionamentos, no entanto, para a mesma viatura apenas poderá ter um estacionamento activo. Para viaturas diferentes pode ter vários estacionamentos activos.


6. Tentei descarregar a aplicação Android no Play Store e não consegui utilizar a mesma. Que versões do sistema operativo Android são suportadas?
A aplicação do serviço para Android está disponível para a versão 2.1 ou superiores.


7. Tentei descarregar a aplicação iOS na App Store e não consegui utilizar a mesma. Que versões do sistema operativo iOS são suportadas?
A aplicação do serviço para iOS está disponível para a versão 5.1 ou superior (iPhone 3GS, 4, 4S ou iPod Touch). Se possui um dos dispositivos referidos, deverá actualizar o seu software antes de proceder à instalação.


8. O que é o serviço MB Phone e como posso aderir?
O MBPhone é um serviço de adesão voluntária e gratuita para efectuar pagamentos de serviços. É possível aderir em qualquer terminal multibanco, bastando para tal possuir um número de telemóvel válido.

Para aderir deverá dirigir-se a um Multibanco, introduzir o seu cartão de débito e seguir os passos seguintes:

- Selecionar o menu "Outras operações"
- Selecionar a opção "MB PHONE"
- Definir o seu Telecódigo (Código pessoal de segurança necessário para efectuar qualquer operação no telemóvel)
- Confirmar os dados

Caso pretenda associar uma conta do Banco Espírito Santo ou do Banco Santo dos Açores, deverá efectuar a adesão ao serviço contactando o serviço BESdireto, através do número 707 247 365.

Caso pretenda associar uma conta do Millenium BCP deverá efectuar a adesão ao serviço contactando o serviço de atendimento ao cliente do Banco, ou utilizar o reencaminhamento para esta linha através do 12980 opção 3.

Para estes Bancos a associação via Multibanco não se encontra disponível.

Para mais informações sobre o serviço MB Phone, clique  aqui 


9. Como sei se o pagamento do estacionamento foi efectuado?
Apenas tem um título de estacionamento válido quando receber uma notificação de confirmação.
10. Não deixo o título no veículo. Como sabem que tenho o estacionamento activo?
Apesar de não ter um título impresso visível na sua viatura, a fiscalização possui no sistema a informação relativa ao seu estacionamento.




A leitura desta informação não dispensa a consulta dos termos de utilização do serviço.
Para adesão ao serviço vá a  estacionamento.pagamentomovel.pt/sintra  ou contacte-nos através do email  apoiocliente@emes.pt  ou do número 800 918 800.